Nova rebitadeira RF27: solução para aplicação de rebites roscados até M20

Nova rebitadeira RF27: solução para aplicação de rebites roscados até M20

As rebitadeiras são equipamentos usados para unir peças de metal ou outros materiais através de rebites, que são pinos com cabeças em uma extremidade. Elas têm sido empregadas desde o século XIX e evoluíram bastante ao longo do tempo, acompanhando as mudanças nas tecnologias e exigências do mercado. Hoje em dia, temos equipamentos cada vez mais eficientes, seguros e fáceis de usar. É o caso da nova rebitadeira RF27.

Rebitadeira RF27

A RF27 é a rebitadeira para instalação de porca rebite mais forte que há atualmente, sendo 80 kN sua força de tração e curso de 15mm. Desse modo, consegue realizar a rebitagem de tipos de rebite de M8 a M20 e polegadas equivalentes.

Veja benefícios do uso deste equipamento:

  • Acionamento com gatilho único: rosqueamento, rebitagem e reverso automático.
  • Possibilita o uso de parafusos tipo Allen® como ponteira, o que dispensa necessidade de ponteiras/prisioneiros especiais.
  • É alimentada por meio de rede de ar comprimido (6 bar).
  • Capacidade de incorporar sistemas de monitoramento de processo.
  • Fácil manuseio e não demanda mão de obra especializada.

Método usado pela ferramenta

A rebitadeira RF27 tem a capacidade de utilizar um método de instalação de puxar para pressão ou puxar para curso, a depender da aplicação. A vantagem é que o mesmo inserto pode ser instalado em diferentes espessuras de material sem ajustes na ferramenta, uma vez que a pressão de puxar adequada tenha sido definida. 

Além disso, o inserto pode ser instalado na mesma distância todas as vezes, aspecto que ajuda quando trabalhamos com materiais macios (evita a deformação do material de base) ou quando um comprimento de instalação específico é necessário.

Afinal, o que são rebites roscados?

Entendemos que a RF27 é perfeita para rebites roscados, mas o que são eles? Bom, também conhecidos como rebites inserto ou rebites com rosca interna, são elementos de fixação que unem peças de metal ou outros materiais. Normalmente em sua composição há uma haste cilíndrica com uma rosca interna e uma cabeça na outra extremidade.

Os tipos de rebites roscados são fixados através de uma rosca interna que permite a fixação em uma peça base com rosca correspondente. Ou seja, funcionam ao contrário dos rebites comuns, que são fixados pela deformação da extremidade da haste 

O processo de instalação costuma utilizar uma ferramenta especial, como uma chave de fenda, para rosquear o rebite na peça base, ou então o que chamamos de rebitadeira. A aplicação dos rebites roscados geralmente exigem uma fixação forte e durável, caso de máquinas, equipamentos, veículos e grandes estruturas metálicas. 

Em situações que a desmontagem é necessária, são os elementos ideais, pois a rosca interna permite que o rebite seja facilmente removido e substituído.

Compartilhe: