Conheça as aplicações do sistema autocravante

Conheça as aplicações do sistema autocravante
Você sabe quais as aplicações do sistema autocravante? Entenda que esse sistema é utilizado na indústria eletroeletrônica. Confira o artigo para aprender mais!  

O que é o sistema autocravante?

O sistema autocravante é um método de fixação prático e eficaz para chapas metálicas de baixa ou elevada espessura, partindo de 1mm até 3,18 mm ou mais dependendo do projeto. Esse sistema possui uma tecnologia e qualidade diferenciadas e é usado na indústria eletroeletrônica.    

Quais são os tipos de sistema autocravante?

Pino roscado autocravante

O pino roscado autocravante suporta altas cargas em chapas com espessuras a partir de 1.0mm. Ele é usado em chapas para prover uma rosca externa de alta resistência mecânica sem necessidade de implementar uma porca.    

Pino autocravante

O pino autocravante é uma solução robusta para inserção de um parafuso à uma chapa metálica. Esse é um dos elementos de fixação que não necessita de uma solda ou adesivo químico para a aplicação.     Assim, o pino pode ser inserido através de carga progressiva (prensa hidráulica ou pneumática), tornando o processo simples, estável e produtivo.    

Parafuso autocravante

O parafuso autocravante pode ser aplicado em chapas metálicas através de carga progressiva. Esse é um dos elementos de fixação que substitui os parafusos e prisioneiros convencionais, proporcionando alta resistência mecânica.   Além disso, são parafusos de alta qualidade, desenvolvidos em aço ou inox e indicados para a indústria.    

Porca autocravante

A porca autocravante é utilizada na aplicação de materiais metálicos em vários tipos de processos industriais. No Brasil, as porcas autocravantes tem modelos sextavados, sextavados embutidos e redondos.   Elas também são a solução mais robusta em relação à resistência mecânica para aplicações de roscas fêmeas (porcas) em chapas metálicas. Além disso, têm resistência mecânica e dispensam soldas ou adesivos industriais.   O processo de aplicação da porca autocravante ocorre através de carga progressiva (prensa hidráulica e/ou pneumática), gerando uma alta produtividade sem a necessidade de mão de obra especializada (soldadores).    

Porca espaçadora

Já a porca espaçadora é usada na aplicação de mais um elemento de fixação. Ela também é adequada para unir chapas que necessitam de espaçamento entre elas. Pode ser aplicada em chapas tratadas e pintadas sem prejudicar o acabamento.    

Quais as aplicações do sistema autocravante?

Como você já viu neste artigo, o sistema autocravante é usado na indústria eletroeletrônica. Pinos, porcas autocravantes e porcas espaçadoras podem ser aplicados em estruturas metálicas de:   - geladeiras; - equipamentos para amplificação de som; - racks para servidores; - máquinas de lavar; - carros elétricos; - catracas e equipamentos de segurança; - totens e caixas eletrônicos.    

Qual é a importância do sistema autocravante?

O método de fixação autocravante é prático e bastante eficaz. Ele pode ser aplicado em vários tipos de chapas. Além disso, o sistema autocravante pode:  

Reduzir os custos na indústria

Com o sistema autocravante você não precisa se preocupar em utilizar soldas. Portanto, é possível eliminar os custos, como a mão de obra, por exemplo.  

Aumentar a produtividade

Por ter uma instalação simples, o sistema agiliza alguns processos e aumenta a produtividade da empresa.  

Elimina fixadores adicionais

Dependendo do processo, os elementos autocravantes eliminam a necessidade de arruelas, arruelas de pressão, porcas comuns e parafusos de solda. Também elimina processos adicionais como o acabamento após a solda.  

Baixa complexidade na aplicação

Os fixadores com tecnologia autocravante são instalados utilizando uma simples prensa de carga progressiva. Esse processo de prensagem faz com que o fixador seja cravado na chapa metálica.   Como você viu nesse post, há várias aplicações para o sistema autocravante. Portanto, você pode usá-lo na fabricação de eletrodomésticos em geral. Além disso, com esse sistema você consegue eliminar vários gastos na indústria.   Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e conheça 5 razões para utilizar um sistema autocravante!  
Compartilhe: